MENU

acervo

Pesquisa
Comunicação e Infância

O Acervo Comunicação e Infância disponibiliza as teses, dissertações e artigos científicos sobre comunicação e infância produzidos no Brasil durante o período de 1970 a 2020.

Originado da pesquisa Comunicação e Infância, iniciada em agosto de 2016 e finalizada em fevereiro de 2023, disponibiliza os estudos que aproximam os temas da comunicação com enfoque na infância no campo acadêmico científico da Comunicação desde o início de sua história no país. De 2016 a 2021, a pesquisa foi realizada no Programa de Pós-graduação em Comunicação da Famecos da Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul (PPGCOM/Famecos/PUCRS).

A PESQUISA

A pesquisa realizou o levantamento das Teses e Dissertações defendidas no Brasil de 1970 a 2020 (50 anos da pós-graduação em Comunicação no Brasil), e de artigos científicos publicados em revistas de Qualis A1, A2, B1, B2. Foi incentivada por diferentes agências de fomento, Capes, CNPq e Fapergs, com diferentes modalidades de bolsas para a participação dos estudantes, além de bolsa para realização de pós-doutorado em Sociologia da Infância, no Cerlis, Paris V, Sorbonne, por intermédio do Edital de Mobilização Internacional do Santander, para a coordenadora do projeto.

Os resultados da pesquisa incluem formação de pessoas e orientação de pesquisas (desenvolvimento de monografias de graduação, dissertações de mestrado e teses de doutorado sobre comunicação e infância), realização de pós-doutorado, criação de laboratório de Pesquisa (LabGim), disponibilização de dois Acervos e publicação de artigo científico com a síntese de resultados. Ao longo dos seus sete anos de execução, participaram os estudantes de doutorado Anderson dos Santos Machado, Patrícia Ruas Dias, Amanda de Andrade Campo, Larissa Caldeira de Fraga, os bolsistas de Iniciação Científica Victória Stephanie Duarte da Silva, Clarissa Menna Barreto, Daniela Nunes da Silva, Luiz André Furquim e os bolsistas de Iniciação Científica Junior (estudantes do Ensino Médio) Anna Ortega, Gabriela Kilian de Oliveira, Lorenzo Mello, João Pedro Schambeck Quaresma e Natalia Pozza Homem.

artigo PUBLICADO:
A Infância na Pesquisa em Comunicação no Brasil: teses e dissertações de 1970 a 2020

Acesse O ACERVO da Pesquisa Comunicação e Infância (1970-2020)

APOIO: