MENU

SOBRE

ComCrianças

Uma iniciativa criada por Juliana Tonin, Comunicóloga, que tem por missão fortalecer os vínculos entre as pessoas a partir da Comunicação.

A INICIATIVA

Comunicação, Infâncias, Imagem e Imaginário

A comunicação estrutura a vida humana em sociedade, e desde pequenos somos desafiados a manejar nossa comunicação em diferentes linguagens e tipos de diálogos, conforme o contexto e a necessidade.

Mais do que comunicar para sobreviver, Comcrianças tem o propósito de promover comunicação para Viver, contribuindo para a qualificação da comunicação nas relações humanas.

HISTÓRIA

Criado por Juliana Tonin, ComCrianças foi concebido na primavera de 2021 e nasceu em 14 de fevereiro 2022. Fruto da convergência entre trajetória de 20 anos de formação acadêmica, de atuação como pesquisadora e educadora em Universidade, e experiências biográficas, especialmente relacionadas à maternidade.

Em 2019, a criação do LabGim (Laborarório de Pesquisas da Comunicação as Infâncias), parceria entre PPGCOM/Famecos/PUCRS, Centro Marista de Promoção dos Direitos das Crianças e do Adolescente a Fundação Irmão José Otão, semeou as bases científicas e técnicas que floresceram nessa missão.

A partir de pesquisas realizadas em 2020 no contexto da pandemia, foram identificadas demandas em ambientes educativos, envolvendo os diversos interagentes desses espaços. Esses estudos produziram saberes e metodologias concretas para impulsionar a criação da iniciativa Comcrianças, que objetiva contribuir para gerar soluções diversas nesses cenários de forma autêntica, inovadora e consistente.

Atuação personalizada

projetos, consultoria, assessoria, pesquisas, escrita, workshops, cursos, palestras, oficinas, curadorias

Os conhecimentos de Comunicação, Imaginário, Imagem e Sociologia da Infância, somados às experiências em pesquisas, docência, metodologias e atividades práticas junto a adultos e crianças são as bases que fundamentam científica e tecnicamente os formatos oferecidos.

Por intermédio de avaliação diagnóstica de cenário e utilização de metodologia criativa, são criadas ações customizadas para dinamizarem resultados efetivos em cada instituição.

A modalidade de orientação individual a pais, mães e demais responsáveis e cuidadores de crianças também é oferecida.

DIFERENTES
FORMAS DE ATUAR
Experiências e saberes convergentes

A experiência como pesquisadora e educadora no campo da Comunicação, com ênfase nas temáticas das Infâncias, Imagens e Imaginários, permite um olhar singular para as questões que envolvem a comunicação nas relações humanas. Esses saberes são dinamizados a partir de diferentes formas de atuação. 

Os 20 anos de experiência na produção e condução de pesquisas acadêmicas estabelece a base de conhecimento que fundamenta meu trabalho.

É possível propor, integrar e orientar projetos de pesquisa como meios de compreensão, identificação e análise de cenários, todos voltados para mobilização de ações pautadas em seus resultados.

Veja aqui o histórico →

Com 14 anos de prática docente, as dinâmicas de sala de aula, as disciplinas ministradas, os workshops, cursos, palestras, conferências, mesas redondas, organização de eventos foram diversos e possibilitam abordagens em diferentes formatos e linguagens, tais como Cursos, Palestras, Rodas de Diálogos, Grupos de Estudos.

Os conhecimentos da Comunicação, Imaginário, Imagem e Sociologia da Infância permitem a criação de diferentes abordagens, que podem ser pensadas conforme a necessidade de cada contexto. Workshops especialmente criados sob demanda foram realizados e confirmam a pertinência de se mobilizar soluções personalizadas.

Para conhecer possibilidades de workshops, identificando as principais necessidades de sua empresa ou instituição, agende um café.

Entre em contato →

Alguns cursos já formatados constam no catálogo de oferta, especialmente para contextos educativos, direcionados para educadores, famílias e crianças.

Conheça alguns cursos já formatados, que podem ser realizados em sua instituição.

Confira algumas opções →

Identificação, análise de contexto, elaboração de relatório específico e geral com recomendações de ações práticas para promover o fortalecimento de vínculos a partir da Comunicação.

A consultoria conecta os saberes da Comunicação, do Imaginário, Imagem e da Sociologia da Infância, além de fundamentar-se nas pesquisas acadêmicas já realizadas. Conforme os resultados, promove-se também a Assessoria para conduzir as implementações.

A Escrita acadêmica, através da produção de livros, capítulos de livros, artigos acadêmicos, textos para jornais e revistas, e a Escrita Literária, através de cronicontos (criação autoral), crônicas e poesia, faz da produção escrita a linguagem central e potente para expressão de saberes e experiências.